Pró Desporto

Adeus lenda, adeus Tim Duncan!

19 anos de NBA. Sem alarido. Grandioso em quadra, discreto fora dela. Assim podemos resumir a passagem de Tim Duncan pela NBA…

Quem começou a assistir NBA na década de 90, decerto que foi atraído pelo “turbilhão” Bulls e o carisma de Michael Jordan. No entanto, em 97, os San Antonio Spurs escolheram uma promessa, um Power Foward (Extremo-Poste , se preferirem) com habilidades acima da média, a nível de ressalto e lançamento. Não foi em vão que ele foi a primeira escolha…

Assim mudava a história dos Spurs, que até então não tinham conseguido ganhar títulos na NBA.

O jovem Tim Duncan foi bem recebido pela estrela da equipe, o Almirante David Robinson, um poço de força e habilidade. O tempo provaria que o mentor acabaria por fazer um grande trabalho.
No final da época de 1997/1998, o rookie Tim Duncan terminou com 21.1 Pontos por jogo e 11.9 ressaltos por jogo. No final da carreira, os números não foram muito diferentes. Essa era uma das marcas de Tim Duncan : regularidade.


Melhor momento de Tim Duncan?

Entendam que isso é a visão de alguém que sempre admirou o estilo de jogo de San Antonio… bom, vamos lá. Não é facil escolher entre 19 anos de momentos fantásticos, mas um jogo que fica na memória, é o jogo 3 da final de conferência Oeste, contra o maior rival: Dallas Mavericks. “Timmy” carregou o seu team, 34 pontos, 24 ressaltos, 6 assistências, 6 tampões, 2 roubos de bola. Um jogo em que a equipe dos Mavericks estava disposta  a conquistar a liderança da série. Essa vitória foi o combustível necessário para uma campanha de sucesso, em que Tim Duncan foi MVP.

https://www.youtube.com/watch?v=e9WkNo3J3Ic


O que os outros jogadores disseram dele?

Quando anunciou a sua aposentadoria, não houve motivo para discussão: Tim Duncan é lendário! O melhor Extremo Poste da história !? É assim que tem sido chamado. Se bem que como referiu Steve Kerr há dias, Tim Duncan jogou a maior parte do tempo como poste… mas pronto.

Qual é o legado de Tim Duncan?

“The Big Fundamental” , alcunha de Tim Duncan, deixará para a Cidade de San Antonio 5 títulos e mais cedo ou mais tarde os Spurs terão de pendurar a sua camisa e fazer uma estátua em frente ao AT&T Center.


Ainda “não acredito” que em 2017 não teremos esse monstro nas quadras,,, só posso dizer, obrigado Tim Duncan!

OBS: Há hoje uma corrente no Twitter, denominada “#TimDuncanDay” , todos podem partilhar quais são os melhores momentos de TD. Até a câmara de San Antonio decidiu homenagear a lenda.

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *