A Federação angolana de futebol homologou o Girabola versão 2020-2021.
No documento datado em 5 de Agosto, o órgão reitor da modalidade confirmou o Sagrada Esperança da Lunda Norte como Campeão Nacional e confirmou ainda as descidas da Baixa de Cassanje, Santa Rita de Cassia e do Ferrovia do Huambo. Vê-se ainda no comunicado, a Homologação da Segunda Divisão Nacional na qual se destacam o regresso do Kabuscorp e as subidas do Desportivo da Lunda Sul e do Sporting de Benguela 29 anos depois.
De Salientar que a edição que findou foi marcada por vários casos e que mudaram em parte o desfecho da competição. Entre casos, destacamos o Vingumba que provocou a descida de divisão do Ferrovia do Huambo, como consequência da não regularização da documentação do atleta, o que despoletou uma acesa briga entre a Faf e o Ferrovia, cujo desfecho já foi mencionado acima. Já no final do campeonato, o Petro de Luanda também apresentou queixa contra o Sagrada Esperança ( que não deu em nada ), alegando que os Diamantíferos abandonaram o recinto do jogo por mais de 15 minutos o que segundo a sua direção é ilegal.
De Resto, em época de pandemia, cremos que terá sido um bom campeonato, onde a equipa mais competente venceu e merece ser enaltecida por isso. Mesmo com as dificuldades e incertezas, a FAF em conluio com o Governo de Angola conseguiu completar o campeonato e mais uma vez provou que o Girabola é mesmo a alegria do Povo.
O comunicado emitido pela FAF pode ser encontrado aqui.