A Liga Africana de Basquetebol (BAL) anunciou que a terceira temporada da BAL começará no dia 11 de Março de 2023, e voltará a contar com as 12 melhores equipas de 12 países africanos a jogar um total de 38 jogos em 3 cidades: Dakar ( Senegal), Cairo (Egipto) e Kigali (Ruanda). Cai em terra a esperança de ter uma cidade Angolana a sediar uma das fases da BAL.
“Após a bem sucedida expansão da BAL para três cidades africanas icónicas na última temporada, estamos entusiasmados por receber de volta os nossos fãs em Dakar, Cairo e Kigali em 2023“, disse o Presidente da BAL Amadou Gallo Fall.
The wait is over and the time is NOW! After 2 successful seasons, get ready to experience African basketball like never before! #theBAL season 3 is coming Spring 2023! pic.twitter.com/3ESphZItrZ
— Basketball Africa League (@theBAL) December 14, 2022
Durante a temporada 2023 do BAL, os 12 campeões dos clubes serão divididos em duas conferências. A Conferência do Sara jogará uma fase de grupo de 15 jogos na Dakar Arena, de 11 a 21 de Março de 2023, e a Conferência do Nilo jogará uma fase de grupo de 15 jogos no Complexo Desportivo Hassan Mostafa , de 26 de Abril a 6 de Maio de 2023. As quatro melhores equipas de cada conferência avançarão para uma fase de oito jogos, eliminatórias simples e finais na BK Arena em Kigali, de 21 a 27 de Maio de 2023.
O Petro de Luanda terá asssim a terceira chance para conseguir o título que no ano passado foi conquistado pelo Monastir da Tunísia.
“Estamos entusiasmados por anunciar a terceira temporada do BAL”, disse o Presidente da FIBA África e da Direcção do BAL, Anibal Manave. “O regresso às três cidades anfitriãs pela segunda temporada consecutiva basear-se-á nos nossos esforços consistentes para desenvolver o basquetebol africano de uma forma sustentável“.
Os campeões da liga nacional de 12 países africanos irão novamente qualificar-se para a BAL, inclusive através dos torneios de qualificação “Road to the BAL” realizados pela FIBA África de Outubro a Novembro de 2022.
Pelo segundo ano consecutivo, o programa BAL Elevate fará com que um jogador da Academia NBA África possa juntar-se a cada uma das 12 equipas do BAL.
O Conselho de Desenvolvimento do Ruanda, NIKE, Jordan Brand e Wilson regressarão como Parceiros Fundadores da BAL. A lista de parceiros de marketing da liga inclui também Hennessy e Envol City.
Os bilhetes para os jogos estarão disponíveis online no site oficial do evento bal.nba.com , no início de 2023.