A seleção angolana Sub-20 fez tornou-se a primeira equipa a garantir um lugar nas meias-finais da Taça COSAFA Sub-20, disputado na cidade da Matola, Moçambique. Com uma vitória por 1-0 sobre a Namíbia no domingo, Angola assegurou o topo do Grupo B, somando seis pontos em dois jogos e confirmando o seu favoritismo no torneio.
O golo decisivo foi marcado por Filipe Quissequel, que apareceu no momento crucial, a um minuto do final, para garantir a segunda vitória consecutiva de Angola. O triunfo deu à equipa a liderança do grupo, eliminando as esperanças da Namíbia de avançar na competição. Lucas Paulo (Desportivo da Huíla) foi eleito o melhor em campo.
No primeiro jogo da fase de grupos, disputado na sexta-feira, Angola também saiu vitoriosa, derrotando a actual campeã Zâmbia por 3-1. Amado Haidara inaugurou o marcador aos 27 minutos, convertendo uma grande penalidade após Sekanji Siame cometer falta sobre Emanuel Gonçalves dentro da área. Pouco depois, Simão Pedro ampliou a vantagem para 2-0 ao aproveitar um ressalto de bola.
Zâmbia ainda conseguiu reduzir a desvantagem aos 72 minutos, com Mumba Mwale a marcar após assistência de Henry Mbuti. No entanto, a vitória angolana foi selada com um autogolo de Fostino Chanda, nos minutos finais de compensação. Emanuel Gonçalves (Manú) do Estrela de Amadora, foi eleito o melhor em campo.
Com esta performance impressionante, Angola coloca-se como uma forte candidata ao título e já assegurou o seu lugar entre as quatro melhores equipas do torneio. Apenas o primeiro classificado de cada grupo avança para as meias-finais, juntamente com o melhor segundo classificado. As duas equipas finalistas garantem a qualificação para o Campeonato Africano Sub-20, que servirá também como torneio preliminar de qualificação para o Mundial Sub-20 de 2025, a ser disputado no Chile.
Os pupilos de Kito Ribeiro voltam a entrar em acção na quinta-feira, dia 3 de Outubro, às 12h00, contra o vencedor do Grupo C e poderão acompanhar na plataforma FIFA+.