Angel Gomes é um nome que muito se tem ouvido ultimamente nas camadas jovens do futebol inglês. Angel é filho de Gil Gomes, ex-jogador de futebol, nascido em Luanda e mudou-se para Portugal ainda novo. Gil juntou-se ao SL Benfica aos 14 anos e em 1991 foi Campeão do Mundo Sub-20 por Portugal (marcou 1 golo em 5 jogos), fez parte da chamada “Geração de Ouro” juntamente com Rui Costa, Luís Figo, João Vieira Pinto, Jorge Costa, Nuno Capucho, entre outros. Angel é também sobrinho do treinador de futebol angolano Miller Gomes.
Angel Gomes assinou com o Manchester United aos 7 anos e tem jogado sempre em grupos de maior idade, fazendo a sua estreia pelos sub-18 aos 14 anos.
Com apenas 16 anos (31 de Agosto), Angel Gomes tornou-se numa peça fundamental da equipa Sub-18 do Manchester United e vai ganhando reconhecimento internacional capitaneando as selecções Sub-16 e Sub-17 da Inglaterra.
Em Agosto de 2016, Angel saltou do banco para conduzir a sua equipa a uma expressiva vitória de 5-1 face ao Everton, contribuindo com 3 golos e 1 assistência. Com este feito, tornou-se no terceiro jogador mais novo da história do Manchester United a fazer um hat-trick pela academia (15 anos, 11 meses e 29 dias), o mais novo dos últimos 15 anos.
Fotografia de Ross Kinnaird |
Gomes é um meio-campista extremamente habilidoso e criativo com um brilhante controle de bola. Tem actuado preferencialmente como um Nº10 mas também pode jogar como extremo, tem sido comparado a David Silva, jogador do Manchester City, pela forma como flutua por todo o lado procurando encontrar espaços oportunos.
Possui uma grande técnica, consegue passar pelos defesas com uma combinação de velocidade e técnica. Os seus companheiros de ataque beneficiam muito da sua qualidade de passe e o facto de não ser egoísta, sabe quando largar a bola e procura os colegas em melhor posição de a receber.
As suas performances esta época accionaram os alarmes do Barcelona, olheiros do clube da Catalunha têm seguido todos os seus passos de perto. O jovem leva 7 golos e 6 assistências em 11 jogos.
Angel Gomes recebendo o prémio MVP do torneio Manchester United Premier Cup |
Não há garantias de sucesso no futuro, temos vários exemplos de jogadores talentosos que não conseguiram singrar nos seniores. No entanto, aos 16 anos, Gomes é um talento raro. A emoção em torno dele é claramente justificada pelas suas performances em campo. O resultado tem sido impressionante, a maneira como foi obtido ainda mais.
Apesar de representar a selecção inglesa, o jovem de 16 anos também está elegível para jogar por Portugal ou Angola. Acham que Angel deveria optar pelos Palancas?
Veja aqui um pequeno vídeo de Angel Gomes em acção: