O sorteio oficial do AfroBasket 2025 realiza-se na próxima sexta-feira, 9 de Maio, às 18h30, no Hotel HCTA, em Luanda, e marcará o arranque oficial da maior competição de basquetebol masculino de seleções em África, que este ano regressa a Angola, país anfitrião da prova entre os dias 12 e 24 de Agosto.
A competição será disputada nas cidades de Luanda e Namibe, com a fase de grupos a decorrer em ambas as localidades e a fase final exclusivamente na capital.
Como as equipas se qualificaram?
As 16 seleções participantes garantiram o apuramento após três janelas de qualificação organizadas nos meses de Fevereiro e Novembro de 2024, e Fevereiro de 2025. Os três primeiros classificados dos Grupos A, B, C, D e E nas eliminatórias garantiram vaga na fase final, Angola teve acesso directo como país anfitrião.
Formato da competição
-
Fase de Grupos (12 a 17 de Agosto):
As 16 equipas serão divididas em quatro grupos de quatro equipas cada. Cada seleção jogará três partidas (todos contra todos), e as classificações irão do 1º ao 4º lugar. -
Qualificação para os quartos-de-final (18 e 19 de Agosto):
As equipas que ficarem em 2º e 3º lugares de cada grupo disputarão uma eliminatória para aceder aos quartos-de-final. -
Quartos-de-final (20 e 21 de Agosto)
-
Meias-finais (23 de Agosto)
-
Final e Jogo pelo 3º lugar (24 de Agosto)
Como funciona o sorteio?
O sorteio distribuirá as 16 seleções por quatro grupos (A, B, C e D). As equipas serão agrupadas em quatro potes, com base na classificação final do AfroBasket 2021 e no ranking FIBA África:
-
Pote 1: composto pelo país anfitrião, o campeão do Afrobasket 2021, o vice-campeão e o 3º classificado em 2021
-
Pote 2: inclui as equipas classificadas entre o 1º e o 7º lugar no ranking da FIBA África
-
Pote 3: contém as equipas classificadas entre o 8º e o 12º lugar no ranking da FIBA África
-
Pote 4: representado pelas equipas classificadas entre o 13º e o 19º lugar no ranking da FIBA África
As equipas do Pote 1 serão sorteadas primeiro, ocupando automaticamente a primeira posição dos Grupos A, B, C e D. A primeira equipa sorteada será colocada no Grupo A, a segunda no B, e assim por diante.
Depois, serão sorteadas as restantes equipas dos Potes 2, 3 e 4, sendo atribuídas aos grupos com base na ordem do sorteio.
Definição das posições nos grupos
Após a definição dos grupos, será realizado um sorteio adicional para determinar a posição (2, 3 ou 4) de cada equipa dentro do respectivo grupo. Para isso, existirão quatro potes adicionais:
-
Pote A: define as posições 2, 3 e 4 do Grupo A
-
Pote B: define as posições 2, 3 e 4 do Grupo B
-
Pote C: define as posições 2, 3 e 4 do Grupo C
-
Pote D: define as posições 2, 3 e 4 do Grupo D
Com este modelo, a FIBA África garante um sorteio equilibrado e transparente, preparando o caminho para um AfroBasket 2025 altamente competitivo.