Pró Desporto

Sílvio Sousa entre os escolhidos para o Basketball Without Borders Global Camp

Fotografia de Gregory Payan

A NBA e a FIBA anunciaram nesta terça-feira, dia 07 de Fevereiro, os nomes dos 67 rapazes e raparigas de 32 países que viajarão até New Orleans para o 3º Basketball without Borders (BWB) Global Camp que acontece anualmente. O acampamento irá decorrer entre os dias 17 e 19 de Fevereiro no campo de treinos dos New Orleans Pelicans, como parte do programa do NBA All-Star 2017, a Nike será o patrocinador oficial do evento.

Alguns jogadores e treinadores da NBA foram escolhidos para orientarem os jovens neste programa, jovens estes que estarão incluídos numa série de actividades dentro e fora das quadras, incluindo maior eficiência na movimentação, desenvolvimento de habilidades de posicionamento, lançamentos, competições de habilidades, jogos 5-contra-5 e seminários sobre o quotidiano focado na saúde, liderança e comunicação. No final dos três dias um rapaz e uma rapariga serão nomeados MVP do BWB Global Camp. Esta será uma oportunidade dos jovens mostrarem as suas habilidades aos olheiros das diferentes equipas da NBA, principalmente aqueles que estão elegíveis para o draft de 2017, 2018 e 2019.

Dos 67 jovens seleccionados, 15 são africanos (11 rapazes e 4 raparigas), destaque para os angolanos Geovana Dongua (Interclube de Benguela), Glofate Buiamba (ASA) e Sílvio de Sousa (IMG Academy).

Geovana Dongua é a base principal do Interclube de Benguela e da selecção angolana feminina sub-17. Em 2016 participou pela primeira vez no Basquetebol Sem Fronteiras África, realizado em Luanda, e teve uma prestação notável tendo sido considerada a melhor base e a MVP do jogo, o que lhe valeu uma bolsa de estudos nos Estados Unidos.

Glofate Buiamba é extremo do Atlético Sport Aviação (ASA) e também participou no Basquetebol Sem Fronteiras África, realizado em Luanda no ano passado. Apesar de não ter passado da última ronda preliminar, Glofate conseguiu impressionar os responsáveis do evento e ganhou uma bolsa para estudar e aperfeiçoar o seu jogo em uma das universidades dos Estados Unidos.

Sílvio de Sousa foi considerado como um dos maiores talentos presente nesta edição do BWB, está no Top 5. A ESPN o classificou como o 20º melhor jogador em todo o país na turma de 2018, um extremo-poste de 5 estrelas. É a segunda vez que o MVP e campeão africano sub-18 participa no Basquetebol Sem Fronteiras, mas a primeira vez desde 2015, altura em que chegou aos Estados Unidos.

Os jovens terão a oportunidade de assistir às festividades do fim-de-semana, incluindo o desafio das estrelas em ascenção e o All-Star Game.

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *