Pró Desporto

Quem merece o título de MVP da NBA nesta época?

Faltam cerca de 5 semanas para acabar a época regular na NBA e em seguida passarmos para a fase dos playoffs, onde corações serão dilacerados, equipes eliminadas prematuramente e… emoção. Mas antes disso, os jornalistas Norte Americanos votarão para o melhor jogador da época regular, o MVP!

Como é feita a eleição?

O prêmio é decidido por um painel de jornalistas desportivos dos Estados Unidos e Canadá, cada um dos quais lança um voto para seleccionar de primeiro a quinto lugar. Cada voto no primeiro lugar vale 10 pontos; Cada voto de segundo lugar vale sete; Cada voto no terceiro lugar vale cinco, o quarto lugar vale três e o quinto lugar vale um.

De lembrar que no ano passado, Stephen Curry foi escolhido de modo unânime, tendo todos os votos para o primeiro lugar.

Agora, nesta época 2016/2017 as coisas estão mais complicadas. Curry está fora da corrida. Kevin Durant, estava bem posicionado para lutar pelo título de MVP, mas esta lesão deixa o jogador dos Warriors distante da luta.

Quem sobrou?

  • Russel Westbrook : 64 jogos, 32.1 pontos/jogo, 10.5 ressaltos/jogo, 10 assistências/jogo. (Os Thunder ocupam o 7º lugar na conferência Oeste)
  • James Harden : 65 jogos, 29.1 pontos/jogo, 7.9 ressaltos/jogo, 11.5 assistências/jogo. (Os Rockets ocupam o 3º lugar na conferência Oste)
  • Kawhi Leonard : 57 jogos, 26.3 pontos/jogo, 6.0 ressaltos/jogo, 3.4 assistências/jogo. (Os Spurs ocupam o 2º lugar na conferência Oeste)
  • Lebron James : 56 jogos, 26.0 pontos/jogo, 8.2 ressaltos/jogo, 8.8 assistências/jogo. (Os Cavaliers ocupam o 1º lugar na conferência Este)

Quem está em vantagem?

Os 4 “finalistas” têm estatísticas que os favorecem, tornando difícil apontar o “MVP”, no entanto, Westbrook tem a vantagem de estar neste momento com um “triple double” em média durante esta época, são números tão absurdos que temos de recuar para a época 1961-1962 quando Oscar Robertson fez o mesmo. Só por isso é impossível ignorar a candidatura de Westbrook, embora a sua equipe esteja a ocupar o 7º lugar da conferência.

James Harden está a ter uma época ofensiva muito interessante, depois de ter assumido a posição de base-armador, as assistências aumentaram e a produção dos Rockets subiu. Dentre os candidatos, Harden é o jogador com o maior número de assistências, sendo assim o principal candidato a disputar o troféu com Russel Westbrook.

 

Kawhi Leonard está a ter uma época impressionante a nível ofensivo, mesmo a jogar no sistema dos Spurs em que se valoriza a circulação de bola e o lançamento para o homem melhor posicionado. Entre os 4 candidatos, Kawhi tem a vantagem de ser dos que melhor defende, sendo candidato também para o prémio de “Defensor do ano” (Ou como quiserem traduzir “Defensive Player Of the Year)”.

 

Lebron James está no top 5 da NBA nos últimos 12/13 anos, não há como negar, o “Rei” de Cleveland consegue sempre mostrar a sua influências nas equipes por onde passa, fazendo-as passar de equipes “comuns” para candidatas ao titulo, as médias de Lebron este ano são boas e tem a vantagem de ter a sua equipe no topo da tabela classificativa na conferência Este.


Então, para quem vai o seu voto?

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *