Pró Desporto

Angola acolhe evento da NBA “Basketball Without Borders”

O “Basketball without Borders” (BWB) é um programa patrocinado pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) e pela NBA (National Basketball Association) para o desenvolvimento do basquetebol a nível global
e para a melhoria das relações entre diferentes comunidades,
promovendo a liderança, a educação, o desportivismo e um estilo de vida saudável. 87 jovens de 27 países africanos foram escolhidos para fazerem parte do primeiro BWB Africa Camp em Angola, que se realizará entre os dias 31 de Agosto e 3 de Setembro de 2016 no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda. Todos os jovens seleccionados possuem capacidades excepcionais para a modalidade e são também líderes natos.

O programa consiste em quatro dias de actividades, nos quais os atletas (jovens de ambos os sexos, nascidos em 1999) são avaliados por treinadores da FIBA/NBA, divididos segundo um draft (tal como na NBA) e depois praticam e competem, aperfeiçoando as suas capacidades. Terão também a possibilidade de assistir a seminários e ouvir conselhos de treinadores e jogadores. Farão parte do acampamento estrelas da NBA como Bismack Biyombo (Orlando Magic / República Democrática do Congo), Eric Bledsoe (Phoenix Suns / EUA), Luc Mbah a Moute (LA Clippers / Camarões), Salah Mejri (Dallas Mavericks / Tunísia), Thabo Sefolosha (Atlanta Hawks / Suiça) e Coddy Zeller (Charlotte Hornets / EUA). 

À estes jogadores irão juntar-se o Embaixador Mundial da NBA, a lenda Dikembe Mutombo (República Democrática do Congo), antigos jogadores da NBA como Charlie Bell (EUA), Jason Collins (EUA), Olumide Oyedeji (Nigéria) e as ex-jogadoras da WNBA Astou Ndiaye-Diatta (Senegal) e Jenn Lacy (EUA).
Os treinadores da NBA Tom Bialaszewski (LA Lakers), Johnnie Bryant (Utah Jazz), Harold Ellis (Orlando Magic), BJ Johnson (Houston Rockets), Sidney Lowe (Washington Wizards) e Lloyd Pierce (Philadelphia 76ers) serão os treinadores para o BWB África. Duane Brooks (New Orleans Pelicans) e Steve Spiro (Cleveland Cavaliers) serão os preparadores físicos.
Com a ajuda da UNICEF e da Hoops 4 Hope, seus parceiros de longa data, a NBA Cares irá organizar uma série de programas de sensibilização para a comunidade ensinando a importância de um estilo de vida activo e saudável e os valores do jogo, incluindo o trabalho em equipe, respeito e liderança como parte de BWB África. A NBA Cares também vai apoiar duas escolas locais, o Orfanato Horizonte Azul e a Escola 1056, com remodelações, doações, e uma visita de jogadores da NBA.

O primeiro acampamento da Basketball without Borders teve lugar na Europa em Julho de 2001. Vlade Divac (Sérvia) e Toni Kukoc (Croácia), juntamente com antigos jogadores da selecção jugoslava, reuniram-se em Treviso (Itália) para trabalhar com cerca de 50 crianças provenientes de diversas partes da Europa. Desde então, a NBA e a FIBA já organizaram 46 acampamentos da BWB em 27 cidades, 23 países, 6 continentes. Mais de 215 jogadores da NBA, WNBA e FIBA (actuais e antigos) uniram mais de 170 funcionários de todas as 30 equipas da NBA para apoiar a BWB em todo o mundo.

A lista de jogadores que já fizeram parte deste programa e hoje brilham na NBA é famosa, nomes como Marc Gasol (Espanha), Luc Mbah a Moute (Camarões), Milos Teodosic (Sérvia), Greivis Vasquez (Venezuela), Nicolas Batum (França), Joel Embiid (Camaroes), Jonas Valanciunas (Lituánia) e Dario Saric (Croácia). 

1 Comentário

  1. Academia de Desportos Cidade do Kilamba

    24 Agosto, 2016 at 10:20 am

    Lá estaremos com os nossos miudos nas bancadas.

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *