Pró Desporto

Conselho da FIFA aprova hoje alargamento do Campeonato do Mundo para 48 selecções

O Conselho da FIFA aprovou hoje de forma unânime o alargamento do Campeonato do Mundo de 32 para 48 equipas, a partir de 2026.

A proposta apresentada pelo presidente Gianni Infantino e aprovada pelo Conselho, terá 16 grupos de 3 selecções. As duas melhores classificadas apuram-se para a fase eliminatória, um total de 32 selecções. Com o formato actual, temos um total de 64 jogos, a partir de 2026 o número de jogos ascenderá a 80.

Em vez dos actuais 5, África passará a ter 9 lugares. Europa deixará de ter 13 lugares e passará a ter 16. Ásia também será beneficiada, receberá 4 lugares extras para a competição.

Outra novidade é a inclusão dos penaltis para a decisão dos jogos que terminarem empatados na fase de grupos. A ideia é fazer com que as equipas parem de jogar por um resultado que favoreça aos dois.

Mais equipas implica mais lucros para a FIFA, suas pesquisas indicam que expandir o torneio pode resultar num incremento de cerca de $640M em relação ao actual formato.

Ainda não se sabe onde decorrerá a competição em 2026, mas com a países europeus e asiáticos impedidos de se candidatar, uma vez que acolherão os próximos dois eventos (Rússia e Catar), espera-se que os Estados Unidos façam uma proposta.

Veja abaixo as alterações de formato que o Campeonato do Mundo teve desde a sua criação:

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *