Pró Desporto

Campeões Sub-18 , Angola!

Créditos para a FIBA

28 anos depois, a selecção de Angola consegue vencer um título no Afrobasket Sub-18.

O duelo intenso foi travado contra o Egipto, numa partida que teve de ser decidida no prolongamento.

A história do jogo

O Egipto veio com a lição estudada e bloqueava muito bem as nossas torres (Silvio e Bruno), no entanto um base veio complicar o jogo para o Egipto, um dos mais baixos em campo, Dundão, estava inspirado, marcando de todas as formas possíveis. Foi assim que Angola conseguiu sair com uma vantagem de 9 pontos ao intervalo [ Angola 25 – 16 Egipto].

No segundo quarto o Egipto reagiu, com um basquetebol bem pensado, ataques bem montados e defesa pressionante. Do lado de Angola, Bruno lutava para manter a corrente à nosso favor. No entanto, fomos para o intervalo com apenas 2 pontos de vantagem [Angola 41 – 39 Egipto].

A segunda parte trouxe uma Angola com mais garra no terceiro quarto, abrindo uma nova vantagem contra o Egipto. A equipe técnica dos “faráos” esteve bastante atenta e freou o ritmo de jogo. Fomos para o último quarto a perder por 3, com um buzzer beater de belo efeito [Angola 58 – 61 Egipto ].

No último quarto, Dundão lutava para trazer o jogo para o nosso lado mas os Egípcios não davam espaço. Uma disputa acirrada, até que nos últimos minutos, Bruno Fernandes saiu por excesso de faltas, a nossa torre tinha sido afastada. Foram minutos de suster a respiração, com falhanços em Ambos os lados obrigando a um prolongamento. Resultado no período regular [ Angola 77 – 77 Egipto].

No prolongamento a estratégia só podia ser uma: passar a bola ao Silvio e deixá-lo resolver o jogo. Não foi exactamente isso que aconteceu, Dundão organizava bem a equipe, alguns lançamentos não caiam, mas lá encontravam o poço de força, Silvio Sousa, com dois ressaltos ofensivos e 4 pontos, para praticamente matar a esperança dos Egípcios.

Resultado final: Angola 86 – 82 Egipto

MVP do campeonato: Silvio de Sousa 

Próximo passo
Mundial Sub-19 no próximo ano. Local: Cairo , Egipto.

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *