Pró Desporto

Blue Volei Clube é o representante africano em torneios internacionais de voleibol

Uma comitiva da Blue Volei Clube, equipa de voleibol da Refriango, composta por 24 atletas dos 10 aos 14 anos e três técnicos, partiu esta sexta-feira para Portugal onde irá participar em dois torneios internacionais. Blue Volei Clube será o único representante africano no torneio organizado pela Associação de Jovens Fonte Bastardo, que decorre de 4 a 6 de Abril, na ilha portuguesa dos Açores, e no TIVE – Torneio Internacional de Voleibol em Esmoriz, de 11 a 15 de Abril.

Esta é a quinta vez que a equipa Blue Volei Clube participa num torneio internacional. Em 2015 e em 2016 marcou presença no TIVE e no AMB Volleyball Cup, um dos maiores e mais prestigiados eventos de voleibol juvenil do mundo, que decorre anualmente na cidade portuguesa de Espinho. A equipa masculina alcançou o 1º lugar na classificação final no AMB CUP, em 2016, ficando à frente de equipas portuguesas, espanholas, italianas, brasileiras e mexicanas.

A participação em eventos internacionais desta dimensão constitui um marco crucial para os atletas da Blue Volei Clube, e para o desporto angolano no geral, e tal só possível com o patrocínio da TAAG Linhas Aéreas de Angola, que apoia o projecto desde o primeiro momento «demonstrando o claro apoio da companhia de bandeira na promoção do desporto angolano», refere André Pereira, coordenador desportivo do VoleiBlue.

Para o técnico, a participação da equipa em mais um torneio internacional é motivo de orgulho, «a dedicação, o espírito de equipa e o desportivismo do grupo têm sido uma constante e o resultado está à vista, com mais uma participação internacional onde, acredito, os resultados serão notáveis». André Pereira adianta ainda que «foram escolhidos os melhores para participar nestes dois torneios, a equipa está preparada para vencer».

Blue Volei Clube é um projecto desportivo inserido no VoleiBlue. O VoleiBlue é uma actividade de carácter social da Refriango que visa apoiar o crescimento sustentado da juventude angolana, oferecendo as bases para que crianças e jovens se tornem adultos instruídos através do ensino contínuo de voleibol em várias escolas públicas de Luanda. Por outro lado, como explica André Pereira, coordenador desportivo do VoleiBlue, «promove a inclusão social, cultural e desportiva, desempenhando um papel fundamental na promoção e no desenvolvimento desportivo em Angola».

Por sua vez, o Blue Volei Clube, clube de voleibol formado por atletas do VoleiBlue, foi criado de forma a incentivar a prática de desporto de forma simples e divertida, contribuindo para a ocupação de tempos livres e para o êxito desportivo de crianças e jovens. Com mais de 90 atletas e 3 treinos semanais, o Blue Volei Clube permite a aprendizagem de novas habilidades na modalidade, a aquisição de hábitos de autodisciplina, a cooperação e competição com lealdade.

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *