Pró Desporto

Angola e Burkina Faso no mesmo grupo na qualificação ao CAN 2019

Foi ontem realizado o sorteio para a fase de qualificação do Campeonato Africano das Nações Total 2019 que se realizará nos Camarões. O sorteio foi realizado em Libreville, Gabão, e aprovado pelo Comité Executivo da CAF.

De acordo ao ranking das selecções nacionais de 2016 aprovado pelo Comité Organizador do Campeonato Africano das Nações durante a sua reunião de 26 de Setembro de 2016, as equipas envolvidas nas Eliminatórias de acesso ao CAN 2019 foram divididas em 5 níveis:

Pote 1: Argélia, Burkina Faso, Camarões, Cabo Verde, RD Congo, Costa do Marfim, Gana, Mali, Nigéria, Senegal, Tunísia e Zâmbia são as equipas de Nível I.

Pote 2: Angola, Congo, Egipto, Guiné Equatorial, Etiópia, Gabão, Guiné, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Togo e Uganda são as equipas de Nível II.

Pote 3: Benim, Botswana, Burundi, Rep. Centro-Africana, Guiné Bissau, Líbia, Malawi, Níger, Serra Leoa, Sudão, Tanzânia e Zimbábue são as equipas de Nível III.

Pote 4: Gâmbia, Quénia, Lesoto, Libéria, Mauritânia, Namíbia, Ruanda, Ilhas Seychelles e Suazilândia, são as equipas de Nível IV.

Pote 5: Comoros, Djibouti, Madagáscar, Ilhas Maurícias, São Tomé E Príncipe e Sudão do Sul são as equipas de Nível V.

Ronda Preliminar: As equipas do Pote 5 jogarão entre si, um sorteio foi feito para definir os jogos que serão realizados. Os vencedores dos 3 jogos qualificar-se-ão à fase de grupos e automaticamente irão para as posições A4, B4 & C4. O sorteio definiu os seguintes jogos:

São Tomé vs Madagascar

Ilhas Comores vs Ilhas Maurícias

Djibouti vs Sudão do Sul

Fase de Grupos: Haverá 12 grupos de 4 equipas cada (do Grupo A ao Grupo L).

Uma vez que as posições A4, B4 e C4 já estão preenchidas, uma equipa será sorteada no pote 4 e irá para a posição D4. O procedimento será repetido para as restantes equipas do pote 4, que ocuparão as posições D4, E4, F4, G4, H4, I4, J4, K4 e L4.

Uma equipa será sorteada no pote 3 e irá para a posição A3. Este procedimento será repetido para as restantes equipas do Pote 3 usando o mesmo raciocínio de posicionamento aplicado acima. O processo irá se repetir para o pote 2 e o pote 1.

O sorteio final ficou assim:

Ao contrário do que se sucedeu nas eliminatórias do CAN passado, todos os jogos da equipa anfitriã contarão, o que nos leva a 3 cenários possíveis:

– Se a equipa anfitriã for o vencedor do grupo, o segundo classificado será automaticamente qualificado para o CAN;

– Se a equipa anfitriã for o segundo classificado do grupo, apenas o vencedor do grupo irá qualificar-se para o CAN;

– Se a equipa anfitriã terminar em 3º ou 4º lugar, o vencedor do grupo se qualifica para o CAN e o segundo classificado estará elegível para qualificar-se como um dos melhores segundos classificados.

Os vencedores de cada grupo se juntarão ao país anfitrião na fase final do torneio, bem como os 3 melhores classificados em todos os 12 grupos.

Angola está no grupo I juntamente com Burkina Faso, Botswana e Mauritânia. O Burkina Faso é certamente a equipa a ter em conta, mas na condição em que anda o nosso futebol ultimamente, é melhor temer todos os adversários.

As datas dos jogos serão as seguintes:

20-28 de março de 2017: Ronda Preliminar (2 mãos)

05-13 de junho de 2017: 1ª jornada

19-27 de março de 2018: 2ª jornada

03-11 setembro 2018: 3ª e 4ª jornada

08-16 de outubro de 2018: 5ª jornada

05-13 de novembro de 2018: 6ª jornada

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *