Pró Desporto

Angel Gomes: O miúdo maravilha do Manchester United

Angel Gomes é um nome que muito se tem ouvido ultimamente nas camadas jovens do futebol inglês. Angel é filho de Gil Gomes, ex-jogador de futebol, nascido em Luanda e mudou-se para Portugal ainda novo. Gil juntou-se ao SL Benfica aos 14 anos e em 1991 foi Campeão do Mundo Sub-20 por Portugal (marcou 1 golo em 5 jogos), fez parte da chamada “Geração de Ouro” juntamente com Rui Costa, Luís Figo, João Vieira Pinto, Jorge Costa, Nuno Capucho, entre outros. Angel é também sobrinho do treinador de futebol angolano Miller Gomes.
Angel Gomes assinou com o Manchester United aos 7 anos e tem jogado sempre em grupos de maior idade, fazendo a sua estreia pelos sub-18 aos 14 anos.
Com apenas 16 anos (31 de Agosto), Angel Gomes tornou-se numa peça fundamental da equipa Sub-18 do Manchester United e vai ganhando reconhecimento internacional capitaneando as selecções Sub-16 e Sub-17 da Inglaterra. 
Em Agosto de 2016, Angel saltou do banco para conduzir a sua equipa a uma expressiva vitória de 5-1 face ao Everton, contribuindo com 3 golos e 1 assistência. Com este feito, tornou-se no terceiro jogador mais novo da história do Manchester United a fazer um hat-trick pela academia (15 anos, 11 meses e 29 dias), o mais novo dos últimos 15 anos. 
Fotografia de Ross Kinnaird
Gomes é um meio-campista extremamente habilidoso e criativo com um brilhante controle de bola. Tem actuado preferencialmente como um Nº10 mas também pode jogar como extremo, tem sido comparado a David Silva, jogador do Manchester City, pela forma como flutua por todo o lado procurando encontrar espaços oportunos. 
Possui uma grande técnica, consegue passar pelos defesas com uma combinação de velocidade e técnica. Os seus companheiros de ataque beneficiam muito da sua qualidade de passe e o facto de não ser egoísta, sabe quando largar a bola e procura os colegas em melhor posição de a receber.
As suas performances esta época accionaram os alarmes do Barcelona, olheiros do clube da Catalunha têm seguido todos os seus passos de perto. O jovem leva 7 golos e 6 assistências em 11 jogos.
Angel Gomes recebendo o prémio MVP do torneio Manchester United Premier Cup
Não há garantias de sucesso no futuro, temos vários exemplos de jogadores talentosos que não conseguiram singrar nos seniores. No entanto, aos 16 anos, Gomes é um talento raro. A emoção em torno dele é claramente justificada pelas suas performances em campo. O resultado tem sido impressionante, a maneira como foi obtido ainda mais.

Apesar de representar a selecção inglesa, o jovem de 16 anos também está elegível para jogar por Portugal ou Angola. Acham que Angel deveria optar pelos Palancas?

Veja aqui um pequeno vídeo de Angel Gomes em acção:

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *