Pró Desporto

Análise dos grupos da Liga dos Campeões 2016/17

A Liga Milionária está de volta, o principado de Mónaco, em França, foi mais uma vez palco do sorteio da Liga dos Campeões, uma cerimónia que contou com a presença de inúmeras figuras do futebol europeu.

Conforme o novo regulamento da UEFA, os cabeças de série foram os campeões nacionais das sete ligas nacionais melhor colocadas no ranking da UEFA, além do campeão em título (Real Madrid). Equipas do mesmo país não podem estar no mesmo grupo. Por razões de segurança, equipas da Rússia e Ucrânia também não podem estar no mesmo grupo, devido a tensão política vivida entre os dois países.
A fase de grupos começa nos dias 13 e 14 de Setembro e vai até os dias 6 e 7 de Dezembro. No dia 12 de Dezembro será feito o sorteio dos oitavos de final, jogos estes que se realizarão apenas nos dias 14 e 15 de Fevereiro. Desta vez a final será no National Stadium of Wales, em Cardiff (País de Gales), no dia 03 de Junho.

Eis os grupos sorteados:

Grupo A 
O PSG, campeão francês e cabeça de série, conseguiu chegar aos quartos de finais na edição passada, a ideia é ir cada vez mais além até concretizar o sonho de Basser el-Khelaifi que é o de vencer esta competição. É claramente o grande favorito deste grupo. O Arsenal marcou presença nos oitavos de finais em 16 edições consecutivas, esta não deverá ser diferente. Será interessante ver o retorno de Mohamed Elneny e Granit Xhaka à Basileia, clube onde despontaram. O Basileia certamente irá tentar roubar pontos a estas duas equipas e vencer o Ludogorets que é (supostamente) a equipa mais fraca do grupo.
Não deve haver surpresas, PSG e Arsenal devem passar para a fase seguinte e Basileia irá para a Liga Europa.  
Grupo B
O Grupo B é um dos mais equilibrados, três campeões nacionais e um vice-campeão de uma das melhores ligas europeias. O favoritismo recai sobre o campeão português, o Benfica (pelo menos no papel), o Napoli deve ocupar a segunda posição do grupo, perdeu algum poder de fogo ao vender a sua principal estrela (Higuain) para a Juventus. O Dinamo de Kiev deve disputar com o Besiktas o acesso à Liga Europa, com uma ligeira vantagem a equipa ucraniana que manteve a mesma base que a época anterior onde ficaram nos oitavos de finais. O Besiktas irá encarar os jogos com o Benfica de forma especial, Ricardo Quaresma, Talisca e Aboubakar terão muito gosto em fazer vida negra às Águias.
Grupo C
O grande destaque deste grupo é claramente o reencontro de Guardiola e o FC Barcelona. Será também uma oportunidade que o Manchester City terá para desforrar os jogos dos oitavos de finais do ano passado. O Borussia Monchengladbach irá disputar o terceiro lugar do grupo com o Celtic, uma luta que prevejo que seja renhida, pois o Celtic tem a mania de roubar pontos no Celtic Park. 
Resumindo, não há cá histórias… Barcelona e Manchester City passam à fase seguinte, todo o resultado diferente deste é considerado um fracasso para estas duas equipas. O terceiro lugar deve ficar com o Borussia Monchengladbach, Brendan Rodgers está a ter muitas dificuldades em encontrar o balance deste Celtic.
Grupo D
O sentimento de vingança paira neste grupo, depois do Atlético de Madrid ter eliminado o Bayern de Minique nas meias finas da Liga dos Campeões da época passada, Arturo Vidal criticou a equipa Colchonera, dizendo que “venceu o futebol feio contra o melhor do mundo”. Antoine Griezmann não tardou em responder que “melhor é quem ganha”, as duas equipas voltarão a encontrar-se, desta vez na fase de grupos e o Bayern terá a oportunidade de vingar-se. As duas são claramente os grandes favoritos a passar de fase, num grupo onde conta com o estreante Rostov FC e o PSV, actual campeão holandês.
Grupo E
Este é provavelmente o grupo mais equilibrado, é difícil dizer quais serão as equipas que seguirão em frente porque todas elas estão ao mesmo nível… Qualquer uma delas pode ficar em primeiro lugar.
Grupo F
Mais reencontros… Real Madrid e Borussia Dortmund irão mais uma vez medir forças, as duas equipas tiveram duelos electrizantes em 2012, 2013 e 2014. Outro reencontro será o de Cristiano Ronaldo e o clube de Alvalade, a casa que o revelou. Real Madrid e Dortmund são os grandes favoritos à qualificação, Sporting deverá ficar em terceiro lugar mas deve ter cuidado com o Legia.
Grupo G
O surpreendente Leicester irá estrear-se na Liga dos Campeões, apesar de serem campeões ingleses não é uma equipa temida a nível europeu, logo, deverão encarar os jogos com muita cautela e impor-se logo nos primeiros jogos. O Porto é claramente um dos favoritos deste grupo (a par do Leicester), a equipa portuguesa eliminou a Roma nos playoffs de acesso de forma convincente e fez jus à tradição que carrega nesta competição. Clube Brugge e Copenhagen irão batalhar pelo terceiro posto, e estão prontos para roubar pontos aos seus adversários na primeira oportunidade.
Grupo H
A Juventus é a grande favorita na liderança deste grupo, La Vecchia Segnora foi a final há dois anos e este ano tentará outra vez ir o mais longe possível. O Sevilha, agora sob o comando de Jorge Sampaoli deve ficar com o segundo lugar, espero não os ver outra vez na Liga Europa. Creio que o Lyon deve ficar com o terceiro posto neste grupo, mas não seria surpresa nenhuma se os franceses se intrometessem na luta pelo segundo lugar, aí o Sevilha cairia para a Liga Europa rumo a mais um título. Dinamo Zagreb irá fazer um jogo de cada vez e ver no que dá, a previsão é de ficarem com o último lugar do grupo.
E você, concorda? Sim? Não? Muito pelo contrário? Deixe a sua opinião.

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *